Limpeza da base de corte


Olá, depois de quase um ano sem postar estou voltando aos poucos ao blog, estive afastada por motivos pessoais (mudanças: de residencia, de setor na empresa, de pensamentos, enfim...).

E para começar com o pé direito trouxe uma dica importante sobre limpeza e conservação da nossa amiga inseparável ( principalmente para quem faz Patchwork): a base de corte.

Encontrei uma receita para limpa-la, que promete até minimizar os riscos que a lamina deixa na peça e retirar as fibras dos tecidos que ficam grudados. Confesso que a minha estava precisando muito... outro dia tive a "brilhante ideia" #sqn, de cortar uma manta acrílica na minha base, por favor, não faça isso, estraga a sua base, ela fica cheia de fiapos da manta.




Segundo o site Generations Quilt Patterns, informa que a base de corte adora umidade, e  que após a limpeza a cor fica mais realçada, quase como uma nova. Maravilha!

Recomenda-se que você mergulhe sua base de vez numa solução de 1/4 xícara de vinagre branco por litro de água (fria, nunca morna ou quente), deixe de  molho de 15 a 20 minutos. É importante que o recipiente seja grande o bastante  para que você possa mergulhar a peça. Eu fiz no tanque. Mas se a sua é muito grande, vai virando a peça após ter passado o tempo necessário, até que ela toda tenha passado por este processo.

Após esse passo, lave a base com um sabão líquido neutro (aquele de louça transparente) e uma esponja ou escova macia (macio é a palavra chave aqui), não use nada abrasivo, para não danificar a peça. Esse é o processo que vai remover as fibras dos tecidos que ficaram presos aos cortes e que impedem a cura destes.

Para secar, retire o excesso de umidade com um pano macio e para completar deite a base numa superfície plana, a sombra, não vai colocar no sol para não entortar.

Repita este processo de vez em quando para prolongar a vida útil da sua "base" aliada! Rsss

Até o próximo post!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...